Labtrix apresenta seu Farmbot na Olimpíada do Conhecimento 2018!

Confiança da Indústria cai 2,3 pontos em prévia da FGV
24 de Maio de 2018
As forças e fraquezas do Brasil em inovação. Dados do IGI 2018 sugerem que o setor privado é mais eficiente do que setor público
17 de julho de 2018

Labtrix apresenta seu Farmbot na Olimpíada do Conhecimento 2018!

Entre os dias 05 e 08 de julho de 2018, o SESI e SENAI promovem em Brasília, mais uma edição da Olimpíada do Conhecimento. Um evento com foco nas inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e revolucionar a educação. E a Labtrix estará presente neste super evento, para apresentar o projeto Farmbot, desenvolvido em parceria com pesquisadores da FEAGRI/UNICAMP.  Mas afinal, o que é um Farmbot? 

Inovação e tecnologia

Já imaginou ter um robô agrícola que executa tarefas como semear, adubar e irrigar a terra de forma automática, sem a intervenção do homem? 

Pesquisadores da FEAGRI/UNICAMP em parceria com a empresa Labtrix se juntaram ao projeto open source mundial FarmBot e construíram um robô que realiza estas funções, fornecendo às plantas a quantidade adequada de insumos e melhorando assim a qualidade do cultivo, podendo ser utilizado em hortas caseiras e produção em escala.

Uma nova solução de automação na produção de alimentos

O FarmBot é um robô tipo pórtico, que se assemelha a uma ponte rolante, e que, como os demais robôs, executa automaticamente determinadas tarefas sem intervenção humana.

Pode ser utilizado em uma horta caseira e ou em cultivo em maior escala, como no caso de estufas, bastando para tanto adequar as dimensões dos trilhos que o suportam, de forma a cobrir toda a área cultivada.

Não é necessário ser agricultor para operar o equipamento. Tudo é realizado através de um aplicativo que possibilita programar as operações e acompanhar o desenvolvimento das culturas.

 

 

Parceria no desenvolvimento: Faculdade de Engenharia Agrícola – FEAGRI / UNICAMP

A FEAGRI / UNICAMP é referência nacional e internacional, conhecida por sua excelência, liderança e contribuição no ensino e pesquisa em Engenharia Agrícola, trabalhando de forma interdisciplinar, cooperativa e inovadora, formando profissionais capacitados e comprometidos com as demandas da sociedade. Proporcionando uma sólida formação em conceitos de engenharia, complementada com conteúdos específicos de Engenharia Agrícola, capacitando o profissional para acompanhar o ritmo das transformações tecnológicas e dando-lhe condições de se manter competitivo no mercado de trabalho.

Laboratório de Instrumentação e Controle – LIC / FEAGRI

O LIC / FEAGRI é especializado no desenvolvimento, integração e aplicação de tecnologias de instrumentação, automação e controle, sistemas embarcados e IoT, simulação computacional, inteligência artificial e robótica em sistemas e processos agroindustriais. Desenvolve projetos de pesquisa e tecnológicos em parceria com empresas e instituições de pesquisa.

O LIC / FEAGRI oferece o curso Especialização em Automação e Controle de Processos para a formação de profissionais aptos ao setor industrial e agroindustrial. O curso é composto por 12 disciplinas, com carga horária total de 360 horas, integrando teoria e prática de forma inovadora, com o uso de laboratórios especializados, bancadas didáticas e ambientes de simulação computacional.

Para conhecer mais sobre o Farmbot, a FEAGRI acesse:

www.farmbotbrasil.com.br

www.feagri.unicamp.br/acp/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *