5 tendências do setor de energia renovável para os próximos anos

Ensino de robótica leva professora à final de prêmio internacional
27 de Fevereiro de 2019
Tendências da tecnologia na educação
30 de Abril de 2019

5 tendências do setor de energia renovável para os próximos anos

O setor de energias renováveis se encontra em crescente ascensão.

Segundo o relatório anual New Energy Outlook (NEO), da Bloomberg New Energy Finance divulgado em 2018, o mercado prevê um investimento global no aumento da capacidade e uso de baterias, que pode chegar a US$ 548 bilhões até 2050.

O relatório também aponta que as fontes eólica e solar devem representar 50% da geração mundial até meados do século. Ao mesmo tempo, o poluente carvão deve encolher para apenas 11% da geração global de eletricidade no mesmo período.

Com as oportunidades para que as pequenas empresas aumentem a adoção da tecnologia em massa, citamos a seguir cinco tendências para o setor nos próximos anos.

Baterias

As baterias são uma fonte barata de energia renovável barata, que fundamentalmente reformulam o sistema elétrico. O boom das baterias significa que metade da eletricidade mundial até 2050 será gerada a partir do vento e da energia solar.

PV, vento e baterias trifecta

O custo de uma usina fotovoltaica cairá em média  71% até 2050. A energia eólica também está ficando mais barata, e esperamos que ela caia 58% até 2050.

Este tipo de usina já é considerada mais barata, em comparação com a construção de novas usinas de carvão e gás em larga escala. O custo das baterias também está caindo drasticamente. E baterias baratas permitem que o vento e a energia solar funcionem quando o vento não está soprando e o sol não está brilhando.

O carvão é o maior perdedor nessa perspectiva

O carvão encolherá para apenas 11% da geração global de eletricidade até 2050, se comparado com os 38% atualmente.

Gás

O consumo de gás para geração de energia aumentará muito pouco até 2050.  Apesar da capacidade crescente, à medida que cada vez mais instalações a gás são picos dedicados ou funcionam com fatores de capacidade mais baixos, ajudando a equilibrar as energias renováveis ​​variáveis, em vez de funcionar sem interrupções 24 horas por dia. O uso de gás irá diminuir drasticamente na Europa, crescerá na China e se recuperará materialmente na Índia após 2040.

Veículos elétricos

Este tipo de veículo conta com a previsão de adicionar cerca de 3.461TWh de nova demanda de eletricidade globalmente até 2050, o equivalente a 9% da demanda total.

As tarifas de tempo de uso e cobrança dinâmica dão suporte adicional à integração de renováveis e permitem que os proprietários de veículos escolham  por utilizar esta opção durante períodos de alta oferta e baixo custo, mudando a demanda para períodos em que as energias renováveis ​​baratas estão em operação.

 

Fonte: https://about.bnef.com/new-energy-outlook/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *